Máquinas e Equipamentos, Materiais e Instalações

Revolução Industrial


Neste tópico abordaremos este assunto bastante debatido já nas literaturas das aulas de História dos cursos de formação fundamental, porém com um foco voltado para um assunto que nos últimos tempos tem sido motivo de vários estudos e palestras na área da Segurança do Trabalho.

Vamos deixar de lado as motivações da Revolução Industrial historicamente falando e vamos olhar como ocorreu propriamente dito, do ponto de vista prático e real das adptações e mudanças que foram necessárias a época da revolução.

Inicialmente como os trabalhos eram realizados manualmente, quem desenvolveu as máquinas que aumentariam a produção e consequentemente os lucros, desenvolveu estas máquinas a princípio, pensando nos seguintes aspectos: maior produção em menos tempo, menos mão-de-obra contratada, menor encargo trabalhista (inicialmente), etc.

Com o passar dos tempos e o advento da robótica estas máquinas tornaram-se obsoletas e foram substituídas por máquinas com tecnologias mais avançadas e consequentemente com um custo muito maior de aquisição.

Analisando o mesmo assunto do ponto de vista da Segurança do Trabalho, as primeiras máquinas desenvolvidas eram bem rudimentares e como foi pensado, principalmente no aumento de produção, outros detalhes como segurança do trabalhador não foi levado em questão no momento dos projetos e desenvolvimento destas máquinas, permitindo assim que os trabalhadores passassem a ficar expostos a RISCOS de trabalho que antes não existiam.

Neste tópico, podemos descrever RISCO DE ACIDENTE como a possibilidade de uma acidente ocorrer, com certo grau de gravidade em determinado espaço de tempo.

A expressão ACIDENTE, infelizmente, motivada por crença repassada desde o início é de um evento que ocorre por força do destino, independendo da vontade ou controle do ser humano, culminando com a idéia de que o ACIDENTE seja algo impossível de ser evitado.


Desta forma começaram a acontecer um número expressivo de ACIDENTES DO TRABALHO e também com o passar dos tempos apareceram as DOENÇAS DO TRABALHO, fazendo desta forma que as empresas começassem a contabilizar os prejuízos com açoes trabalhistas e assumindo consequentemente um grande passivo trabalhista.


As novas máquinas desenvolvidas com novas tecnologias já eram projetadas com proteções no sentido de proteger o trabalhador e na expectativa de se diminuir os acidentes, porém outro fato continuava contribuindo para o aumento dos acidentes. Fato este gerado no momento em que as máquinas antigas eram substituídas por máquinas novas, pois as antigas eram vendidas para empresas ou países com menos desenvolvimento ou menor poder financeiro e continuavam em funcionamento gerando novos acidentes e contribuindo para o aumentos das estatísticas contra a Segurança do Trabalho.

Após a melhoria das máquinas, observou-se que os acidentes e doenças do trabalho continuavam ocorrendo, porém agora com os profissionais que efetuavam as manutenções nestas máquinas, levando as empresas a ter que planejar as manutenções permitindo que as mesmas fossem realizadas com o maior grau de segurança possível.

Hoje, após várias observações, estudos e análises, já sabemos que TODOS ACIDENTES ocorrem devido a vários fatores presentes no dia-a-dia dos trabalhos com máquinas que podem ser controlados e previsto, permitindo desta maneira que mediante ações de eliminação destes fatores, possamos, portanto ELIMINAR OS ACIDENTES ou MINIMIZAR A OCORRÊNCIA destes.

by
Carlos Rychlewski Gomes 
Prof Eng Civil e Seg do Trabalho
_____________________________________________________________________________

SISTEMAS CONFIÁVEIS



Hoje em dia o grande problema das empresas é a CONFIABILIDADE DOS SITEMAS, isto é, o quanto se pode confiar nos sistemas de máquinas e equipamentos.

Para que os sistemas de máquinas sejam confiáveis e permitam que as empresas possam obter a produtividade esperada é necessário implantar um sistema de controle de manutenções das máquinas e equipamentos.

Para que um programa de controle de manutenções seja bem sucedido, primeiramente deve-se ter bem definido os tipos básicos de manutenção.

Os tipos básicos de manutenção mais difundidos são: Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva.

Manutenção Corretiva é a manutenção realizada para efetuar as correções quando as máquinas e equipamentos já estão apresentando problemas e necessitam ser corrigidos.

Manutenção Preventiva é quando através de um programa de controle percebe-se que alguma máquina ou equipamento esta apresentando algum ruído ou vibração indicando que algum defeito mais grave esta para acontecer, permitindo que sejam tomadas medidas corretivas mais baratas e evitando perdas maiores com peças e tempo de máquina parada com perdas na produção.

Manutença Preditiva é aquela em que utilizamos recursos de ultrasom e raio X para ver através do comportamento dos materiais se estão no limite de trabalho, dando condições de serem tomadas medidas preventivas com a mesma finalidade acima: evitar perdas e acidentes.

Definidos os tipos de manutenção, para que um programa de manutenção tenha sucesso ele deve ser elaborado e controlado através de fichas de controle de cada máquina, podendo inclusive ser utilizado livro de registros de manutenções. O importante é manter todo o registro documentado e utilizar estas informações diariamente para controlar as manutenções.


by
Carlos Rychlewski Gomes 
Prof Eng Civil e Seg do Trabalho
_____________________________________________________________________________



Normas de Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos

A norma que trata de Segurança do Trabalhador com Máquinas e Equipamentos é a:

 NR-12 - SEGURANÇA DO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
(clique neste link e conheça a NR-12, seus anexos e leis complementares)
_____________________________________________________________________________


Segurança nas Máquinas

Na sequencia faremos uma breve definição de Máquinas.

Podemos definir como Máquinas um conjunto de peças mecânicas ou orgânicas que executam tarefas ou ajudam na realização destas, necessitando de uma fonte de enrgia externa.

A grande diferença entre Máquinas e ferramentas é que as primeiras realizam as tarefas com um certo grau de independência.

Normalmente as máquinas e/ou ferramentas são utilizadas para facilitar determinado trabalho, diminuindo a intensidade com que uma força tenha que ser aplicada, mudando um sentido de uma força e transformando um tipo de movimento em outro.

Tipos de Máquinas:
Serra industrial, Torno Mecânico, Esmeril, Caminhões, Colheitadeiras, Marteletes, Furadeiras de bancada, Moendas, Trefiladeiras, Prensas, etc.

Estas máquinas tem sido projetadas nos ultimos tempos utilizando o que se tem de melhor na tecnologia mudial, permindo assim que máquinas mais eficientes e ergonômicas sejam produzidas permitindo que as produções sejam aumentadas e os custos com Doenças do Trabalho sejam diminuídos consideravelmente.

Outro aspecto a ser levado em conta hoje em dia para minimizar os riscos de acidente é a instalação das máquinas e equipamentos.

Segue abaixo uma sequencia que pode ser utilizada para definir um roteiro de instalação:
Planejamento;
Dimensionamento das máquinas;
Vistoria do Local;
Infraestrutura;
Métodos de Instalação (Recursos existentes);
Tipos de Máquinas;
Tipos de Energia disponível e a ser disponibilizada;
Lay-out;
Instalação..
_____________________________________________________________________________

Máquinas estacionárias


Máquinas estacionárias são aquelas máquinas que devido ao seu grande porte acabam tendo o seu deslocamento dificultado e são utilizadas em pontos fixos do processo industrial, permitindo que os trabalhos sejam desenvolvidos com maior rapidez e segurança.
Na sequencia listaremos alguns tipos de máquinas estacionárias:

TORNO MECÂNICO

BLOQUERA

SOLDA

TUPIAS

SERRA CIRCULAR

Outros tipos de máquinas:


COMPRESSORES

Equipamentos industriais utilizados para aumentar a pressão de determinado fluído gasoso (hidrogênio, vapor de água, ar, etc.)
Tipos mais comuns de compressores: Estáticos e Dinâmicos (pressão constante).

BOMBAS MECÂNICAS
As bombs mecânicas são máquinas hidráulicas desenvolvidas para levar um fluído líquido de um ponto mais baixo até um ponto mais alto através do aumento da energia (velocidade ou pressão) deste fluído.
Tipos mais comuns de bombas mecânicas: Parafuso de Arquimedes, Centrífugas e Deslocamento positivo.
Obs: O acionamento das bombas pode ser manual ou mecânico (turbinas, motores elétricos, motores à explosão, motores eólicos, motores solares, etc).

MOTORES
Motor é uma máquina térmica que produz trabalho (energia mecânica) através de uma outra fonte de energia qualquer (térmica, solar, eólica)



2 comentários:

Deixe aqui seu comentário sobre este texto!